Ha Festa na Quinta 2023 Ha Festa na Quinta 2023

“Há Festa na Quinta” e estão todos convidados!

segunda, 10 de julho

Teatro de marionetas, oficinas, teatro infantil, música e dança, espaço crianças, quinta dos animais, stand up paddle, jogos tradicionais. O cartaz do evento apresenta um resumo, mas o “Há Festa na Quinta” é muito mais do que estes destaques (ver programa). No tempo do Egas Moniz, a Quinta do Marinheiro era uma festa. Sempre que ele chegava a Avanca para as férias de verão, a quinta ganhava vida. É esse lado carismático da personalidade do neurocientista que inspira este evento promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, e que decorrerá nos dias 14, 15 e 16 de julho, em Avanca.

Marcando os 55 anos da abertura da Casa-Museu Egas Moniz que se celebra no dia 14 de julho e renovando o convite a toda a população para que visite a casa onde nasceu e viveu o único Prémio Nobel português da Medicina, abrem-se os portões da Quinta do Marinheiro para três dias de atividades culturais e de lazer. Entre visitas guiadas com episódios e vivências que nortearam a vida de Egas Moniz, uma noite de exploração da Quinta do Marinheiro e da Casa Museu Egas Moniz em versão “acampamento” ou uma experiência única de SUP - Stand Up Paddle no lago da Quinta, são mais de uma dezena as atividades que as famílias e pessoas de todas as idades podem descobrir durante estes dias.

TRAMA estreia peça infanto-juvenil

Destaque para a estreia da peça de teatro infanto-juvenil “Imersão ao Mundo de Sophia”, com interpretação do grupo de teatro de Estarreja TRAMA, que será exibida nos dias 15 (10h45 e 15h) e 16 (15h e 18h), no âmbito do LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa. O fabuloso jardim da Quinta do Marinheiro serviu de inspiração para a peça, que tira partido do exterior da Casa Museu e da poesia do lugar. Com dramaturgia e encenação de Leandro Ribeiro, pelo cenário natural, os textos só poderiam ser de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Na noite de sábado, dia 15, uma sugestão na área da dança. O “Baile dos Candeeiros” revela um universo mágico em que candeeiros humanos e autónomos entram num local de encontro, de amores, de danças e de aventuras. O espetáculo está marcado para as 22h.

programa é extenso por isso o melhor é consultar esta brochura (https://bit.ly/HaFestanaQuinta2023)  que reúne todas as sugestões para um fim de semana intenso na bela Quinta do Marinheiro e na Casa Museu Egas Moniz, com entradas livres.

55.º Aniversário da Abertura da Casa Museu Egas Moniz

Egas Moniz, Prémio Nobel da Medicina em 1949, quis, em testamento, que a sua casa, bem como a Quinta do Marinheiro, fossem destinadas a Casa-Museu. Nesta casa nasceram os seus antepassados e nela nasceu o neurocientista.

Para a salvar da ruína mandou-a reconstruir em 1915 segundo um projeto do arquiteto Ernesto Korrodi. Hoje é semelhante às antigas casas solarengas do século XVIII, onde se destaca o estilo Arte Nova. A Casa-Museu foi instituída em 1968.

Manteve-se o ambiente e os objetos quotidianos do tempo do professor, para além das suas coleções de porcelanas de Sèvres e da Companhia das Índias, de pinturas de José Malhoa ou Abel Salazar. Como emérito colecionador que era, com o seu bom gosto, Egas Moniz conseguiu ao longo da sua vida adquirir belíssimas peças que passam por inúmeras coleções de mobiliário, porcelana, pintura, ourivesaria e tapeçaria. Ali se evoca os estudos que valeram a este médico português a distinção recebida da Academia de Estocolmo, sobre a angiografia cerebral e a leucotomia pré-frontal.

“Tudo se passa em torno
da Casa do Marinheiro
donde a família provém.
Ali todos se juntavam em dias festivos,
templo de confraternização, amizade e harmonia
que sempre viveu a minha gente.”

Egas Moniz